sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A vinda da Família Real para o Brasil - Conseqüências para os dias de hoje

Após quase três meses de viagem, o rei D.João VI e parte de sua comitiva aporta no Brasil, não no Rio de Janeiro conforme o programado, mas na Bahia, onde havia a pouco estourado revoltas e o nível de satisfação com Portugal era baixíssimo.Após um mês e quatro dias, na saída de D.João VI da Bahia, o povo baiano foi despedir-se já com saudades daquele que mudou o seu estado.A primeira missão de D.João estava cumprida. Agora era rumar para o Ro de Janeiro e fazer do Brasil uma nova colônia prospera e auto-suficiente.Foram dez anos importantíssimos para a historia do Brasil e foi um passo para a independência.
Uma forma de avaliarmos as conseqüências da vinda da família real para o Brasil é questionarmos o que seria se a corte não tivesse vindo ao Brasil? Segundo Laurentino Gomes, em sua obra 1808, provavelmente seria isto que aconteceria:
•Esse Brasil unificado e que é uma “potência” na América Latina seria talvez um país sem importância nenhuma como é Guiana Francesa, Peru, etc...
•O grande território do Brasil talvez fosse reduzido ao território da Argentina ou do Uruguai.
•As crianças gaúchas aprenderiam na escola que a floresta amazônica é uma importante floresta localizada em um país como Colômbia, Bolívia.
•Nordestinos poderiam ser impedidos de migrar para São Paulo.Em contrapartida, são-paulinos teriam de fazer passaportes ou até pedir vistos de entrada para curtir as paradisíacas praias da Bahia ou Ceara.
•Brasília, a capital federal plantada no cerrado por Juscelino Kubitschek em 1961 para estimular e simbolizar a integração nacional nunca teria existido.
•O comércio e o intercâmbio entre as regiões seria bem mais complicados, pois haveriam taxas de exportação e importação.Seria muito mais complicado para nós gaúchos exportarmos soja ou carne para São Paulo por exemplo.
•Haveria bastante preconceito dos “países” mais ricos para os “países” mais pobres, o Rio de Janeiro, por exemplo, tomaria medidas para diminuir as imigrações do Ceará. Seria como os Estados Unidos em relação com o México.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Livros: Gomes, Laurentino
1808: como um a rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil.
Editora Planeta do Brasil, 2007
Postado por: Schimitt / Texto elaborado por: Schimitt

Nenhum comentário: