sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A vinda da Família Real para o Brasil - Nos dias de hoje

Família Real – Instituições que ainda prevalecem nos dias de hoje – Parte I

BANCO CENTRAL DO BRASIL
Outra instituição de excepcional importância para o nosso país, e que ainda existe na idade contemporânea, é o Banco Central do Brasil. Tendo sua fundação sugerida pelo conde de Linhares (Rodrigo de Sousa Coutinho) e sendo descrito em um alvará no dia 12 de outubro de 1808 pelo príncipe regente D. João, o primeiro banco brasileiro incluía um conjunto de ações para facilitar a criação de indústrias que fabricavam em grandes quantidades (manufatureiras), afim de eximir impostos para a importação de matérias-primas e da exportação de diversos produtos industriais. Porém, este só começou seus trabalhos no dia 11 de dezembro de 1809. No início, o banco do Brasil contava com 1200 ações de um conto de réis cada e foi instalado no Rio de Janeiro. Nesse período, conseguiu ser o quarto banco mundial responsável pela emissão de papéis-moedas. Todavia, apesar de desde de iniciada as suas atividades terem sido procurados diversos acionistas para o banco, apenas em 1817 a instituição conheceu uma quantidade significativa de capitais. Em 1819, o banco custeou a implantação de uma primeira Bolsa brasileira, que abrangiu um saldo enorme de capital. No ano de 1821, mas precisamente no dia 25 de abril, o já então Rei Dom João VI, retornou ao seu país natal e levou consigo todos os poucos recursos que o banco ainda apresentava. Em 1833, novamente, foram feitos saques pela Corte portuguesa. Em 1838, foi fundado o segundo banco brasileiro, o Banco Comercial do Rio de Janeiro, que, mais tarde, irá se fundir com o Banco Central que será reestabelecido.

Primeiro papel-moeda
emitido pelo Banco do Brasil


Apenas 18 anos mais tarde, o não ainda Barão e Visconde de Mauá, Irineu Evangelista de Souza, recriou a instituição. No entanto, dessa vez a quantidade de capital era muito maior, sendo somada em 10.000 contos de réis. Finalmente em 1853, o novo Banco Central brasileiro fundiu-se com o Banco Comercial do Rio de Janeiro e apresentou uma triplicação de capital.
Nos dias de hoje, o Banco Central do Brasil encontra-se em uma valorosa posição no sistema financeiro nacional, com valores altíssimos de lucro líquido e crescimentos estrondosos a cada decorrente ano. Além disso, o banco apresenta uma grande importância em negócios agrícolas do país, sendo responsável pelo financiamento de algumas exportações e pelo crescimento de pequenas e microempresas.


Terceira sede do Banco Central do Brasil, em Brasília.

ALVARÁ
Leia abaixo um trecho do alvará, escrito por D. João, que deu origem ao Banco Central:
"Eu o Príncipe, atendendo a não permitirem as atuais circunstâncias do Estado que o meu Real Erário possa realizar os fundos, de que depende a manutenção da monarquia e o bem comum dos meus vassalos, etc; a que os bilhetes dos direitos das alfândegas tendo certos prazos nos seus pagamentos, ainda que sejam de um crédito estabelecido, não são próprios para o pagamento de soldos, ordenados, juros e pensões que constituem os alimentos do corpo político do Estado, os quais devem ser pagos nos seus vencimentos em moeda corrente [...]"

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_do_Brasil#Hist.C3.B3ria
http://www.bb.com.br/portalbb/page1,136,3527,0,0,1,8.bb?codigoNoticia=691&codigoMenu=1065

Postado por: Thaís Santos / Texto elaborado por: Thaís Santos

Nenhum comentário: