quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A vinda da Família Real para o Brasil - Nos dias de hoje

Família Real – Instituições que ainda prevalecem nos dias de hoje

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, diversas novas entidades foram estabelecidas, nas mais diversas áreas (científica, econômica, cultural, entre outras). Muitos desses estabelecimentos perduram até hoje, sendo considerados patrimônios históricos brasileiro. Nessa postagem e na próxima, será falado como dois desses eram antigamente e como se encontram nos dias de hoje.

JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
Quando a corte portuguesa fixou-se no Rio de Janeiro, logo estes estabeleceram uma fábrica de pólvora. Mas o que uma fábrica de pólvora tem a ver com o Jardim Botânico carioca? Bom, as ruínas desta fábrica, que se encontram próxima à Lagoa Rodrigo de Freitas, serviu e ainda serve nos dias de hoje como limite da área botânica.
Logo que chegou, o príncipe-regente, D. João VI, implantou nas proximidades do antigo “Engenho de Freitas”, uma área responsável por acostumar ao clima as diversas plantas que davam origem a especiarias indígenas, como a noz-moscada, a canela e a pimenta-do-reino. Ficou estabelecido, por decreto e no dia 13 de julho de 1808, que o nome dessa região seria “Jardim da Aclimação”. Mas para frente, no dia 11 de outubro do mesmo ano corrente, o Jardim Botânico recebeu o nome de “Real Horto”. A fábrica de pólvora novamente começa a ter uma certa influência sobre a área, já que o seu diretor (Marquês de Sabará), passou a dirigir a botânica. Pouco tempo depois, este foi substituído pelo Tenente General Carlos Napion e em 1810 subiu a regência o alemão Kaucke, responsável por transformar a área em uma estação experimental e apresentava à sua disposição uma grande quantidade de escravos, de instrumentos, entre outros. Nessa época, o Jardim Botânico já contava, além das outras mudas da Índia Oriental, com mudas de cânfora, jaqueira, cravo-da-índia. Depois que o Brasil tornou-se independente, o jardim foi aberto ao público e recebeu o nome de Real Jardim Botânico. Subiu à diretoria, então, o erudito frade carmelita, Leandro do Sacramento; professor de botânica e cursado em estudos da flora brasileira. Nesse período, foi instalada melhorias e um catálogo com as plantas ali presentes. Com a proclamação da República Federativa do Brasil, o jardim passa a comportar o nome atual: Jardim Botânico.

Jardim Botânico, no ano de 1890.

Hoje em dia, o Jardim Botânico conta com 330 mil espécies de plantas desidratadas, 5800 frutos secos, 8000 amostras de madeira, um Orquidário e uma biblioteca com aproximadamente 66 mil inscritos e 3 mil obras raras. Além disso, apresenta também áreas muitíssimo interessantes para a visitação, tais como: Aléia Custódio Serrão (aonde se encontra o busto do príncipe-regente), Aléia Pedro Gordillo, Cômoro (aonde Dom Pedro I e Dom Pedro II faziam lanches), entre outras.

Gravura relatica à área do Cômoro
que apresenta uma "mesinha" de madeira, local aonde, antigamente, Dom Pedro I e Dom Pedro II faziam lanches

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Bot%C3%A2nico_do_Rio_de_Janeiro
http://diariodorio.com/feliz-bicentenrio-jardim-botnico/

Postado por: Thaís Santos / Texto elaborado por : Thaís Santos

Nenhum comentário: