sábado, 28 de junho de 2008

A vinda da Família Real para o Brasil - Astronomia

DESENVOLVIMENTO DA ASTRONOMIA NO BRASIL
E não foi só na área da medicina que se limitaram as transformações ocorridas com a volta de nosso colonizadores ao nosso território em 1808. Neste mesmo período, ocorreu o desenvolvimento de uma importante ciência dos dias de hoje e dos da época: a astronomia. Esse desenvolvimento, embora lento, foi de crucial importância para o futuro domínio de tal ciência. O início desse desenvolvimento está quando os portugueses, ao aportarem no Brasil, trouxeram consigo instrumentos astronômicos muitíssimos utilizados e, até então, desconhecidos ou não muito apreciados em nosso país. Dentre esses, podemos citar o octante, o esquadro e o compasso.

Gravura de um octante. Assim como oesquadro e o
compasso, tal instrumento astronômico foitrazido juntamente com a família
real na sua fuga parao território brasileiro.

Após um ano da sua chegada, Dom João já instituiu um importante observatório, utilizado pela Companhia dos Guardas-Marinha, na hospedaria do convento de São Bento. Tal ato foi responsável pelo impulsionamento da astronomia no Brasil, já que, em 1810, foi publicada a primeira efeméride náutica¹ do Brasil, determinada por Joaquim Inácio Moreira Dias. No mesmo ano, foi instituída a Academia Real Militar; tal instituição foi mestrada por Manuel Ferreira de Araújo Guimarães. Apesar de não ser o único professor que lecionava no estabelecimento, Manuel de Araújo ganhou mais destaque no período por ser ele o responsável pela tradução de inúmeros livros proveitosos e, também, pela publicação das primeiras obras científicas de Astronomia e Geodésia² feitas no Brasil, das quais cabe destacar: Elementos de Geodésia e Elementos de Astronomia. Estes livros não eram completos, nem tão pouco originais, porém, eram necessários e suficientes para os militares da academia e extremamente essenciais para o desenvolvimento da ciência no Brasil, visto que trilharam o caminho que esta iria tomar futuramente no país.

Figura corresponde à Academia Real Militar

Figura corresponde à Companhia dos Guardas-Marinha

Anos depois, já com um Brasil independente, - fato que podemos relacionar intimamente com a vinda da família real para cá -, Dom Pedro I recomendou que fosse instalado um observatório nacional no Rio de Janeiro e no dia 15 de outubro de 1827 este foi, de fato, criado. Tal observatório foi instalado em um alta torre da Escola Militar e quem tornou-se o responsável geral pelo estabeleciomento foi o professor de matemática Pedro de Alcantara Bellegarde. A finalidade da criação do observatório foi a de orientar e estudar geograficamente o território brasileiro e a nossa navegação, facilitando a enorme quantidade de embarcações que começaram a aportar no Brasil e que desejavam conhecer a declinação magnética, a longitude, entre outros dados do território; para assim seus comandantes melhor se localizarem.


Documento correspondente
ao Ato de Criação do Imperial Observatório Nacionaldo Rio de Janeiro,
assinado pelo então imperadordo Brasil, Dom Pedro I, no ano de 1827.


GLOSSÁRIO

¹ efemérides náuticas são tábuas astronômicas responsáveis pela indicação da posição dos planetas para cada determinado dia do ano.

² no contexto, geodésia é uma das ramificações da Geociência e da Engenharia, responsável pelo levantamento e pela apresentação da forma e da superfície terrestre.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sites:

http://www.uranometrianova.pro.br/historia/hda/0005/hisbrasil2.htm
http://www.rio.rj.gov.br/planetario/destaque_dom_joao.htm
http://www.on.br/institucional/portuguese/historico.html


Livros:

História do Brasil - Colônia, de Prof. Guilherme de Andrea Frota, Coleção Marechal Trompowski, Biblioteca do Exército Editora.

Postado por : Thaís Santos / Texto elaborado por: Thaís Santos

Nenhum comentário: