sábado, 28 de junho de 2008

A vinda da Família Real para o Brasil - Astronomia

DESENVOLVIMENTO DA ASTRONOMIA NO BRASIL
E não foi só na área da medicina que se limitaram as transformações ocorridas com a volta de nosso colonizadores ao nosso território em 1808. Neste mesmo período, ocorreu o desenvolvimento de uma importante ciência dos dias de hoje e dos da época: a astronomia. Esse desenvolvimento, embora lento, foi de crucial importância para o futuro domínio de tal ciência. O início desse desenvolvimento está quando os portugueses, ao aportarem no Brasil, trouxeram consigo instrumentos astronômicos muitíssimos utilizados e, até então, desconhecidos ou não muito apreciados em nosso país. Dentre esses, podemos citar o octante, o esquadro e o compasso.

Gravura de um octante. Assim como oesquadro e o
compasso, tal instrumento astronômico foitrazido juntamente com a família
real na sua fuga parao território brasileiro.

Após um ano da sua chegada, Dom João já instituiu um importante observatório, utilizado pela Companhia dos Guardas-Marinha, na hospedaria do convento de São Bento. Tal ato foi responsável pelo impulsionamento da astronomia no Brasil, já que, em 1810, foi publicada a primeira efeméride náutica¹ do Brasil, determinada por Joaquim Inácio Moreira Dias. No mesmo ano, foi instituída a Academia Real Militar; tal instituição foi mestrada por Manuel Ferreira de Araújo Guimarães. Apesar de não ser o único professor que lecionava no estabelecimento, Manuel de Araújo ganhou mais destaque no período por ser ele o responsável pela tradução de inúmeros livros proveitosos e, também, pela publicação das primeiras obras científicas de Astronomia e Geodésia² feitas no Brasil, das quais cabe destacar: Elementos de Geodésia e Elementos de Astronomia. Estes livros não eram completos, nem tão pouco originais, porém, eram necessários e suficientes para os militares da academia e extremamente essenciais para o desenvolvimento da ciência no Brasil, visto que trilharam o caminho que esta iria tomar futuramente no país.

Figura corresponde à Academia Real Militar

Figura corresponde à Companhia dos Guardas-Marinha

Anos depois, já com um Brasil independente, - fato que podemos relacionar intimamente com a vinda da família real para cá -, Dom Pedro I recomendou que fosse instalado um observatório nacional no Rio de Janeiro e no dia 15 de outubro de 1827 este foi, de fato, criado. Tal observatório foi instalado em um alta torre da Escola Militar e quem tornou-se o responsável geral pelo estabeleciomento foi o professor de matemática Pedro de Alcantara Bellegarde. A finalidade da criação do observatório foi a de orientar e estudar geograficamente o território brasileiro e a nossa navegação, facilitando a enorme quantidade de embarcações que começaram a aportar no Brasil e que desejavam conhecer a declinação magnética, a longitude, entre outros dados do território; para assim seus comandantes melhor se localizarem.


Documento correspondente
ao Ato de Criação do Imperial Observatório Nacionaldo Rio de Janeiro,
assinado pelo então imperadordo Brasil, Dom Pedro I, no ano de 1827.


GLOSSÁRIO

¹ efemérides náuticas são tábuas astronômicas responsáveis pela indicação da posição dos planetas para cada determinado dia do ano.

² no contexto, geodésia é uma das ramificações da Geociência e da Engenharia, responsável pelo levantamento e pela apresentação da forma e da superfície terrestre.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sites:

http://www.uranometrianova.pro.br/historia/hda/0005/hisbrasil2.htm
http://www.rio.rj.gov.br/planetario/destaque_dom_joao.htm
http://www.on.br/institucional/portuguese/historico.html


Livros:

História do Brasil - Colônia, de Prof. Guilherme de Andrea Frota, Coleção Marechal Trompowski, Biblioteca do Exército Editora.

Postado por : Thaís Santos / Texto elaborado por: Thaís Santos

quinta-feira, 12 de junho de 2008

A vinda da Família Real para o Brasil - Vídeo de acontecimentos

Vídeo que relata a vinda da Família Real para o Brasil, no ano de 1808, e os acontecimentos que marcaram essa época.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sites:

http://br.youtube.com/watch?v=7dBeGfm-FcI&eurl=http://tifamiliareal.blogspot.com/

domingo, 8 de junho de 2008

A vinda da Família Real para o Brasil - Introdução e Medicina

Esse blog foi criado com a finalidade de atender à temática do nosso grupo no Trabalho Interdisciplinar de 2008: os 200 anos da vinda da Família Real para o Brasil. Em um primeiro momento, voltaremos à atenção desse trabalho às mudanças nas diversas submodalidades das ciências em gerais que a vinda da Família Real proporcionou ao nosso país. Antes, porém, é necessário entender o porquê que levou à Corte Portuguesa a se refugiar no Brasil.
MOTIVOS DA VINDA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL
Não só de ascensão política e econômica encontrava-se a Europa. Napoleão Bonaparte, imperador francês, estava indo atrás da sua hegemonia na Europa e, para isso, era necessário frear a expansão marítima da Inglaterra. E é ai que Portugal começa a ter o seu papel no fato. A corte portuguesa encontrava-se em uma situação muitíssimo delicada: de um lado estava Napoleão Bonaparte, pressionando a invadir aqueles territórios que não acatassem as suas ordens. De outro, estava a Inglaterra, parceira comercial e militar de Portugal. Napoleão decidiu fixar um bloqueio sobre a Inglaterra, em uma tentativa de diminuir o poderio dos mares que está apresentava. Este bloqueio visava a fechar todo o continente europeu em relação à Inglaterra, o chamado Bloqueio Continental. Portugal, que se encontrava muito subordinado à "rainha dos mares", decidiu relutar em aderir completamente o ato. Ao tomar esta decisão, Portugal viu-se em uma situação complicada: a promessa de invasão territorial por Napoleão Bonaparte. D. João, então príncipe regente de Portugal, viu-se obrigado a assinar a Convenção Secreta no dia 22 de outubro de 1807.

Em contrapartida, ao tomar conhecimento desse tratado e com a concretização da fuga da Família Real para o Brasil em 1808, Portugal e Espanha assinaram um acordo denominado Tratado de Fontainebleau.

Por volta do dia 7 de março de 1808, chegou ao Brasil a Corte Portuguesa, distribuída em 14 navios e acompanhada de cerca de 15 mil pessoas. Traziam consigo suas riquezas, documentos, coleções de artes e diversas coisas mais.

Essa fuga da Família Real para o Brasil mudou o percurso que o país vinha tomando, já que influenciou no crescimento da nação e, posteriormente, na sua independência. Foi também a solução para salvar a dinastia portuguesa, pois mesmo que está tenha sido invadida em Portugal, conseguiu manter-se viva em território brasileiro.

O BRASIL ANTERIOR À CHEGADA DA CORTE PORTUGUESA

Quando a corte portuguesa chegou ao território brasileiro, encontrou uma colônia muitíssimo atrasada em relação à metrópole. Porém, com a chegada da família real ao Brasil e com a instalação da sede no mesmo território, inúmeras modificações, não só no campo comercial e econômico, foram relatadas. Dentre essas podemos destacar as modificações nas diversas áreas científicas. Primeiramente, daremos enfoque à evolução da medicina brasileira, que irá ter como conseqüência a melhoria na saúde pública da população.

SURGIMENTO DA MEDICINA NO BRASIL e CONTRIBUIÇÃO PARA SAÚDE PÚBLICA

Uma das principais obras de D. João, logo que este chegou ao Brasil, foi a criação de faculdades diversas, pois, até então, brasileiros eram obrigados a irem para o exterior caso quisessem especializarem-se em determinadas áreas. Ao chegar ao Brasil, o regente mostrou-se preocupado com a falta de médicos e de escolas de cirurgias por aqui e, uma de suas primeiras medidas a ser tomada, foi a criação de cursos para formação de cirurgiões. Foi em Salvador que o príncipe regente fundou a Escola de Cirurgia da Bahia que, mais tarde, tornou-se a primeira faculdade de medicina em território nacional. Esta foi instalada no Hospital Real Militar da Bahia e, de ínicio, apresentava apenas duas disciplinas.

Gravura que retrata a ação solene do então Príncipe Regente, Dom João, em implantar o ensino médico no Brasil. A figura mostra o Dr. José Correia Picanço entregando ao regente um pedido para a formação de uma primeira universidade de medicina. Estão presentes em tal, além dos já citados, o frei Custódio Campos Oliveira, o príncipe da Beira (posteriormente, D. Pedro I) e o comandante da caravela aonde a Família Real veio.

No mesmo período, foi instituída também a escola cirúrgica, anatômica e médica do Rio de Janeiro, que se consagrou com a nomeação, para cadeira de anatomia do Hospital Militar, do cirurgião Joaquim da Rocha Mazarém, no dia 2 de abril de 1808.

Com a vinda da Família Real, a saúde da população começou a ser mais valorizada. Antes, não existiam médicos por aqui e cirurgias eram feitas por barbeiros ou boticários. Estes conseguiam autorização para exercerem tais atividades após realizarem exames aplicados por juízes comissários que, assim como os boticários ou barbeiros, eram completamente despreparados para exercerem a função em qual se encontravam. A situação da saúde pública encontrava-se em um estado deplorável, e diversas epidemias (febre tifóide, febre amarela, peste bubônica, varíola, entre outras) começaram a preocupar e atingir à população. Esse quadro conseguiu ir se alterando com a instalação de escolas médicas em diversos pontos da colônia, realizada após a chegada da Família Real.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sites :





Livros:
Curso General Telles Pires - Preparatório às Escolas Militares

Postado por: Thaís Santos / Texto elaborado por: Todo o grupo